sábado, 14 de abril de 2012

"Eduardo e Mônica" (Renato Russo)

Eduardo e Mônica é uma das canções do melhor grupo de rock nacional: a Legião Urbana.

Foi composta por Renato Russo em 1978, quando ainda era o "Trovador Solitário", pseudônimo criado quando fazia apresentações sozinho com seu violão para abrir shows de outras bandas, após o fim da banda Aborto Elétrico e antes da formação da Legião, mas só foi lançada em 1986, no disco Dois.

A canção narra de forma linear, em quase cinco minutos, a história de amor de duas pessoas muito diferentes entre si. Sua letra é composta de frases bem-humoradas e humorísticas que descrevem as personagens ao mesmo tempo em que mostram a evolução de sua relação.

O que mais gosto em "Eduardo e Mônica" é o gosto erudito da moça!!! A Mônica além de cursar Medicina e falar alemão tinha um gosto bem refinado, alías, era o gosto do compositor na figura feminina:

"...O Eduardo sugeriu uma lanchonete, mas a Mônica queria ver o filme do Godard..." (Jean-Luc Godard - 1930 ) Diretor suíço que renovou o cinema francês nas décadas de 50 e 60. Seu principal filme foi Acossado. Ele tinha uma posição política bem radical, criticava as atitudes do governo da França numa época em que o sistema capitalista ia "muito bem obrigada."

"...Ela gostava do Bandeira (Manuel Bandeira é um poeta modernista brasileiro)
e do Bauhaus (uma banda de rock gótico e um estilo arquitetônico alemão modernista que existiu entre as duas Grandes Guerras -1919 / 1933, era considerada profundamente subsersivo e mudou muito o que se conhecia na aquitetura).
De Van Gogh (Vincent Van Gogh, pintor holandês pós impressionista)
e dos Mutantes (primeira grande banda de rock brasileira (1966-1978). Os integrantes mudaram várias vezes, mas o trio que mais fez sucesso foi Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias)
De Caetano ( Caetano Veloso)
e de Rimbaud..." (Jean Arthur Rimbaud, poeta simbolista francês. Era um aventureiro, suas ideias eram muito revolucionárias para sua época... e são até hoje. Vivia com o também poeta Verlaine).

A música inspirou uma peça teatral de Adolar Gangorra, onde o autor, numa montagem cômica, retrata Eduardo como uma vítima de "uma cultura pop de caderno cultural de jornais, que Mônica lhe obriga a seguir.

Em 7 de junho de 2011, exatamente 25 anos após o lançamento oficial da música, esta ganhou um pequeno videoclipe adpatado para os dias atuais, numa campanha publicitária da operadora de telefonia móvel Vivo em homenagem ao Dia dos Namorados:



Ofereço esta postagem ao meu amigo Ailton, do curso de Filosofia da Unifesp, que há tempos pede para que eu escreva sobre esta canção.

Um comentário:

  1. Cris, viajei literalmente...., a história de "Eduardo e Mônica" é simplesmente fantastica....."Quem um dia irá dizer
    Que existe razão
    Nas coisas feitas pelo coração?
    E quem irá dizer
    Que não existe razão?"
    Quem um dia irá dizer que não viveu emoções assim como esta canção?!...rs...muito obrigado Cris, Parabéns...guardarei esta postagem com muito carinho........bjo no coração.

    ResponderExcluir