sexta-feira, 12 de novembro de 2010

As flores do mal (de Baudelaire a Renato Russo)


"As flores do mal"(publicado em 1857), no original em francês "Le fleurs du mal" é um livro escrito pelo poeta francês Charles Baudelaire, considerado um dos percussores do simbolismo(movimento cuja origem os críticos localizam exatamente no livro As flores do mal)e da poesia moderna. O livro reúne uma série de motivos da obra do autor, com tom sombrio e os textos cheios de tédio, ódio, erotismo, morte, luxúria e até evocação de demônios.
Ao publicar As Flores do Mal, ele foi condenado por ofensa à moral pública. Além de pagar uma multa em dinheiro, a justiça obrigou-o a retirar seis poemas do volume. Os seis voltaram a integrar a obra onze anos depois, na primeira edição póstuma do livro, em 1868.
Renato Russo,líder da banda Legião Urbana, buscou inspiração na obra do autor e fez uma música de mesmo nome, com uma idéia semelhante e controversa à versão do primeiro. Apesar de mais contemporânea, a versão de Renato, mostra mais verdadeiramente a face da traição, nua e crua. Amor sem sinceridade. Dor e mentira, envoltas em sementes secas, que devem ser jogadas no lixo. Será que é isso que ele quer dizer quando diz “Volta pro esgoto, baby”? O que não presta, não deve ter valor, nem ser guardado entre pétalas perfumadas. Deve ficar pra trás, em qualquer espaço sem reserva, onde sequer será notado.
A canção "As flores do mal" representa tudo o que eu gostaria de dizer a alguns covardes, àqueles que se isentam da culpa de um ato cometido, jogando-a nas costas alheias, ou inventando pretextos para justificarem suas ações:

"Eu quis você
E me perdi
Você não viu
E eu não senti
Não acredito nem vou julgar
Você sorriu, ficou e quis me provocar
Quis dar uma volta em todo o mundo
Mas não é bem assim que as coisas são
Seu interesse é só traição

E mentir é fácil demais
Mentir é fácil demais
Mentir é fácil demais
Mentir é fácil demais

Tua indecência não serve mais
Tão decadente e tanto faz
Quais são as regras? O que ficou?
O seu cinismo essa sedução
Volta pro esgoto baby
Vê se alguém lhe quer
O que ficou é esse modelito da estação passada
Extorsão e drogas demais
Todos já sabem o que você faz
Teu perfume barato, teus truques banais
Você acabou ficando pra trás

Porque mentir é fácil demais
Mentir é fácil demais
Mentir é fácil demais
Mentir é fácil demais
Volta pro esgoto baby
e vê se alguém lhe quer"

Nenhum comentário:

Postar um comentário