segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Gênios imortais...



A parceria entre Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, o maestro soberano, pianista e compositor "Tom Jobim" e Marcus Vinicius da Cruz e Mello Moraes, o diplomata, poeta (essencialmente lírico), jornalista e compositor, "Vinicius de Moraes", transformou e enriqueceu a música no Brasil e no mundo.

Tom e Vinicius são considerados uns dos maiores expoentes da música brasileira e uns dos criadores do movimento da bossa nova. São praticamente uma unanimidade entre críticos e público em termos de qualidade e sofisticação musical.

Sem dúvida, Tom existiria sem Vinicius, e vice-versa. Ambos eram geniais, verdadeiros mestres em suas artes. Porém, se maestro e poeta não tivessem se encontrado numa tarde de maio, de 1956, num bar do centro do Rio, o Villariño, o amor não teria sido exaltado em toda sua plenitude, o amor não doeria em paz. Quem mais poderia compor Se Todos Fossem Iguais a Você, Canção do Amor Demais, Eu Sei Que Vou Te Amar, Água de Beber, Garota de Ipanema, Ela É Carioca e Lamento, entre tantas outras canções inesquecíveis?

Neste mês Tom completaria 85 anos de idade(em 25 de janeiro), e nós é que ganhamos um presente...o Documentário "A Música segundo Tom Jobim" que estreiou nos cinemas para expor visualmente a obra do gênio, uma ideia perseguida pelo diretor Nelson Pereira dos Santos desde antes da morte do músico, em 08 de dezembro de 1994.O documentário é um deleite musical em sua mais pura forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário